Autorresponsabilidade.
- AndréLuiTerapiaHolística

- 19 de abr. de 2018
- 1 min de leitura

Essa frase de Sigmund Freud pode ser traduzida em uma única palavra: Autorresponsabilidade.
Ao meu ver, uma habilidade que deve ser desenvolvida diariamente e que exige coragem pra tal.
A primeira coisa que falo pros meus consultantes é: Troque a palavra Culpa por Responsabilidade.
A palavra Responsabilidade está ligada a sensatez, capacidade de responder por seus próprios atos... Já Culpa, carrega o peso do sofrimento, do pecado, da dor.
Quando é aceita a responsabilidade pelos seus atos, você responderá 'sim' pelos infortúnios, prestará as contas devidas à você mesma ou ao próximo... mas com inteligência emocional e consciência.
A culpa gera vitimização, remorsos do ocorrido, autoflagelo, estado de 'não-perdão', angústia e muitas outras desordens emocionais que podem acarretar na saúde física.
Na questão Psicossomática (fatores de ordem psíquica que acarretam na saúde do corpo) afirmo que muitas doenças têm origem na mente, tornando-se sentimentos, abalando a energia do indivíduo e abrindo espaço para a possibilidade de doenças físicas.
Essa responsabilidade se divide entre crenças adquiridas durante a vida (cultura, pais, ambiente), e não ouvir seu coração, sua alma, permitindo que sentimentos nocivos te machuquem.
Assim como a Espiritualidade, a Responsabilidade não deve vir somente do outro, do externo... é algo que temos em nós e precisa ser colocada em prática.




Comentários