Educar para a paz
- AndréLuiTerapiaHolística

- 2 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Hoje gostaria de falar um pouco de algo fora da terapia, mas que de certa forma envolve todos nós: a Educação do Indivíduo. (senta que lá vem textão)
Cada vez mais vejo que as pessoas competitivas destacam-se (do transitivo direto separar-se) do meu caminho e entendo isso como cultural.
O sistema de ensino, ainda vigente, continua o mesmo originado do padrão militar de educação da Prússia, no século 18, que tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes e competitivas.
Esse sistema escolar colocou as salas de aulas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões, grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento obrigatório, filas de um braço de distância, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.
Ou seja, o sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas ditatoriais que produzem indivíduos tão duros e competitivos quanto ele. O que foge ao padrão deve ser punido. O que é diferente do sistema contamina.
Muitas pessoas brilhantes e de Luz que conheço nunca foram bons alunos, pois não se encaixavam no método que tolhia o 'pensar/criar' e o 'autodesenvolvimento'. Claro que não é só a escola. As religiões e seus dogmas causaram (e ainda causam) guerras, os meios de comunicação tendenciosos permanecem, o governo e sua moral e ética... enfim... porém, pra mim a raiz é uma só.
Falo muito aqui nesse canal de autoconhecimento e amor próprio, pois pra mim é realmente o que mudará o próprio Universo em si, refletindo no Holos.
Mas outro pilar que sempre fui envolto é no da Educação.
Deixo essa frase de Montessori pra trazer Luz a consciência de cada um, pedindo encarecidamente que possamos rever nossos conceitos (adquiridos) e colocar em prática o amor, o olhar fraterno, a união e a capacidade de se colocar no lugar do outro (empatia). Permita ser sua essência, ser Luz. Amplie a paz no mundo. Amplie a paz em você.




Comentários