Não deixe o medo te impedir de nada
- AndréLuiTerapiaHolística

- 13 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

Com certeza você já leu que Coragem não é a falta de medo, mas o enfrentamento.
Deve ter visto em algum lugar: Tá com medo? Bote uma fralda geriátrica e vá com medo mesmo.
E quando ultrapassamos esse limite do medo, ele perde a força que exercia em nós.
Ele existe porque colocamos barreiras internas para nos proteger. Seja uma barreira para não se machucar num próximo relacionamento, pra não mostrar quem você verdadeiramente é e desagradar alguém, para que ninguém veja que você erra e pode falhar, ou jamais descubram que você também tem sombras etc.
E aí está o segredo... Metade desse medo mora na exclusão (não se sentir parte) e a outra metade na sensação de insegurança (se coloca em dúvida ou duvida do outro). Apesar do medo ter sua raiz no instinto, ele mudou durante os anos.
Antigamente eram medos explicáveis: o medo de não sobreviver, medo dos elementos da natureza, por exemplo... Hoje é um medo mais subjetivo, sem explicação, indefinível.
É algo que paralisa. Trava. Imobiliza.
O FOMO (Fear of Missing Out - em português “medo de ficar de fora”) por exemplo, envolve uma ansiedade de que se possa estar a perder um momento importante que fugiu do seu controle.
Aliás, esse é um dos maiores erros do ser humano: querer controlar tudo. E toda ilusão de controle acaba em frustração e ruínas.
Continuando... Quanto mais nos alimentamos do medo e alimentamos nossos medos, mais ele cresce em nós.
E cada vez mais cria-se um pavor irracional.
O medo diluiu e agora é uma massa nebulosa sem forma.
Com isso, estacionamos e nos contentamos com a falsa sensação que pequenas coisas nos proporcionam.
A mídia, as crenças e dogmas sociais/religiosos, o que absorvemos dos nossos pais... tudo isso e mais um pouco alimenta esse psiquismo nocivo.
E buscamos as respostas dessas inseguranças e da sensação de exclusão fora de nós.
Aceitamos inclusive o controle externo para que haja segurança. Abdicamos de nós mesmos, da nossa autorresponsabilidade, entregando nossas vidas aos outros, clamando por liberdade.
Porém, qual é o único processo que pode te afastar da tua liberdade? - O teu medo.
Qual a raiz do seu medo e o que está do outro lado dele?
#medo#paraliscao #panico #ansiedade#depressao #leandrokarnal#coragem #responsabilidade#inseguranca#autorresponsabilidade#autoconhecimento #liberdade#felicidade #psicanalise#controle #inteligenciaemocional#gerenciaemocional#amorproprio #plenitude #leveza#alegria #prosperidade #sombras#terapia #terapiaholistica #cura#fomo #amor #redessociais#media




Comentários